Eu estava arrumando o quarto mas ai eu resolvi parar pra poder escrever, sabe como é né? Vontade de escrever não surge sempre e do nada.
Mas então, o que me incentivou a escrever sobre algo que não tem muito a ver com a minha vida aqui foi o Legião... Estava aqui quietinho arrumando meu quarto, regorgitando pensamentos e ouvindo o Acústico MTV do Legião Urbana. O Renato fala algo no começo da terceira música do album, Mais do Mesmo, que é o seguinte:
"É impressionante como as músicas continuam, assim, a ter uma certa relevância, mesmo assim. Essa agora que a gente vai fazer a gente escreveu a quase oito anos atrás eu acho... Não, é... A quase seis anos atrás." - Escutei e digitei, tentem captar uma emoção ai pra dar ar de fala.
Então, isso me fez pensar em algo simples. Estamos em 2010 certo? Então, a uns anos atrás, em 2008, eu namorava a loira. É, eu vou falar dos meus casos românticos de novo e dai? Não quer ler? Vai pro youtube...
Então, nessa epoca eu namorava a loira. Thaiene era o nome dela mas costumo chamar de loira. Foi um româncezinho legal e coisa e tal e durou um tempo, a gente terminou e depois voltou e eu já falei sobre isso por aqui.
Então, a gente terminou eu comecei a namorar outra e a outra me largou e uns dias depois, cerca de uma semana, eu já estava no pé da ex ex-namorada. Em resumo eu dei um pé na bunda, troquei de namorada, tomei um pé na bunda e voltei pra namorada antiga. Isso tudo em uns dois meses.
O que o Legião tem a ver com tudo isso é muito simples. Quando eu fui tentar "reconquistar" a loira eu usei de um artifício muito interessante, encontrar com ela em um show.
Show de quem? Nx-Zero... Nx quem? Nx-Zero poxa, não lembra mais deles? Pois é, é exatamente ai que eu queria chegar.
Olhem ao seu redor, ou melhor, ouçam ao seu redor. Cine, Glória, Catch Side (Catch quem? Estão vendo, nem deles vocês lembram.) e mais uma outra dúzia de bandinhas que em menos de um ano desaparecerão. Cara, a dois anos atrás Nx-zero mobilizava tropas e hoje? Nada.
Pensem, o Acústico MTV do Legião Urbana foi lançado em 1999 mas foi gravado em 1992...
Agora pensem, em 1992 o Legião fazia sucesso, em 1999 continuava fazendo... E em 1986 que é quando a Mais do Mesmo foi feita eles faziam sucesso...
É uma banda ímpar no cenário musical? Não! Renato Russo era foda? Era, mas eles não são os únicos a obterem façanhas como essa. Querem ver? Kid Abelha, ou só o baixista, o Leoni. Capital Inicial, Paralamas, Titãs, Cazuza e mais um monte de gente que viveu nessa epoca.
Vocês estão vendo? Esses caras ai até hoje são fodas, esses caras ai (os que estão vivos) ainda movimetam muita gente pro show deles e pensem assim ó: Meus pais curtem Legião e eu curto Legião, meus filhos curtirão Legião.
Meu pai curte Scorpions e Dire Straits, esses caras até hoje são memoraveis, são dinossauros da música e um monte de gente ouve e ama o som deles. Meus filhos com certeza ouvirão isso.
Agora eu lhe pergunto... Ó você, ex fã do Nx-Zero e agora um ultra fã do Cine, seus filhos irão ouvir o que você escuta? Eu tenho certeza que você hoje tem é vergonha de dizer que era um super fã do Nx Zero ou do Fresno.
Vivemos hoje algo que meu tio chama de a Era da Música Descartável. Ele falou isso pra mim uma única vez mas a frase ficou na cabeça. É a mais pura verdade, a música de hoje é completamente descartável. O que você ouve agora não vai ouvir amanhã e nunca mais foram criados monstros musicais como os de antigamente que eram realmente muito bons. A música anda cada vez mais idiota e menos inteligente, são as mesmas palavras, os mesmos acordes, os mesmos arranjos, as mesmas batidas, é tudo igual. Só muda, quando muda, a vóz do vocalista e olhe lá.
"A riqueza que nós temos, ninguém consegue perceber e de pensar nisso tudo eu, homem feito, tive medo e não consegui dormir..."
Quando que uma bandinha de merda dessas que nascem a cada dia que passa vão poder mandar um treco desse? Nunca na vida.
É isso ai... Vão lá, ouçam seus lixinhos musicais e me chamem de velho, eu fico aqui com meu Milton Nascimento, meu Chico Buaque, meu Legião e óbviamente uma pitada de Angra, Metallica, Sonata Arctica e coisa e tal.
Beijos beijos.
Lucas Casasco, um brasileiro em Taiwan.