terça-feira, 19 de janeiro de 2010

"Queria saber o hino da China."

Hoje era pra sair um postzinho de merda, mas eu resolvi pensar um pouco e tive a idéia de escrever sobre economia... Na verdade, economia não. Afinal de contas eu não tenho formação teórica nem prática nesse assunto, deixe-me ser mais enfático e mais direto. Eu vou falar sobre a minha opinião sobre a China, o seu comucapitalismo, as influências dos Estados Unidos em Taiwan e sobre as cenouras brancas gigantes que fedem podre e os minifúndios.
Como de costume eu vou começar pelo último citado, os minifúndios. Pra quem ainda não passou da quinta série a wikipédia explica o que é um minifúndio:
O minifúndio é a propriedade fundiária de dimensão mínima, em função de vários fatores: a situação regional, a destinação econômica e a produtividade.

Não se pode confundir pequenas propriedades com produção pequena. Com técnicas avançadas, alguns minifundiários auferem bons lucros ao aproveitar ao máximo o espaço resumido, através do plantio de hortaliças, apicultura, criação de aves, psicultura, fruticultura e qualquer atividade que dependa de pouco espaço e muita mão-de-obra.

Isso é tudo que você precisa saber sobre a podrução agrária de Taiwan, além claro de saber que os principais produtos aqui são a cana-de-açucar, milho, arroz, batata doce e chá além de frutas como banana e melancia.

Aqueles que me acompanham sabem que eu moro na região rural de Taiwan, Hualien County. Logo, eu estou acostumado a ver plantações e mais plantações, desde que eu cheguei aqui as fazendinhas ciclaram entre arroz, e umas florezinhas que segundo meu irmão servem pra recuperar o solo, além de serem matéria prima pra chá. Sim sim, tudo aqui vira chá.

Pelo que eu pude perceber a produção agrária aqui não é mecanizada e o governo contribui para que os latifúndios não existam, caso você tenha percebido a palavra latifúndio está sublinhada e escrita em azul, clica nela que vai abrir um link na wikipédia, claro. Como que eles contribuem? Simples, sua fazendinha é maior? O imposto é maior. Óbvio né? Acontece que a progressão é desleal, fazendo com que não compense ter uma grande propriedade. É bem o contrário do Brasil. Por isso é bem como você ver várias fazendas todas juntinhas, não tem cerca nem nada, são campos e mais campos divididos por ruazinhas, post que vem eu bato uma foto e mostro pra vocês como é o lugar. Meus avós daqui são donos de três propriedadezinhas dessas e hoje eu fui com eles colher as tais cenouras brancas. Eu ainda não sei o que é, não achei tradução mas é cenoura, é branca, é grande e fede, segundo o tradutor do google é rabanete, mas não é vermelho e é muito grande pra ser rabanete. De qualquer forma eu fui lá ajudar os velhinhos e isso me fez pensar em escrever sobre as fazendinhas daqui, um pouco mais de conhecimento inútil pra vocês.

Logo depois de colher e levar pra casa as cenouras eu fui pro seven eleven mais próximo pra comer um sushi e tomar um coca-cola e isso me fez pensar sobre a influência dos estados unidos em Taiwan. É medonho isso. Nós temos um país oriental onde Bob Esponja está entre os desenhos mais assistidos pelas crianças, onde o basket, o baseball e o golf são os esportes mais praticados e mais enfatizados, onde você encontra um seven eleven em cada esquina. Resumindo, eles foram tomanos e englobados pela cultura capitalista e não, eu to sou um comunista fanático e acho essa conversão completa algo magnífico. Ninguem percebeu mas a China impôs pro mundo o comunismo. Vejam só o que a wikipédia (SIM! ELA DE NOVO!) diz sobre o comunismo:

O comunismo é uma estrutura sócio-econômica e uma ideologia política utópica que pretenderia promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral.

Ta, ideologia, utopia, blablabla, promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária. Vocês querem igualdade maior do que a sua empregada ter uma bolsa da Luis Vuitton ou da Victor Hugo que é praticamente igualzinha à sua ou da sua mãe? Quer igualdade maior do que o filho da sua empregada ter um nike shox idêntico ao seu? E dai que no dele ta escrito made in Taiwan ou made in china? É idêntico não é? Que mais que nós temos assim? Sem classes, apátrida... Ta, no way. Baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral. A China é uma grande indústria e ela produz pro mundo e pega matéria prima do mundo, quer controle de produção maior que esse? Eles decidem de quem comprar, pra quem vender, etc. etc. A China faz parte do conselho permanente de segurança da ONU, quer controle de propriedade maior que esse?

Ninguém se deu conta mas quem manda no mundo é a China agora. E isso é tão óbvio quanto dois mais dois são cinco.

O post de hoje está ai. Você discorda? O problema é seu! Tomara que esse pente de memória ram do seu computador, que com certeza foi produzido na China, queime e que seu disco rígido (Que nome mais gay né gente? Na boa mesmo, disco rígido. Haushaushas) então, que seu disco rígido pife e que solte fumaça até você se intoxicar... Agora eu sou um meio chines, eu também mando no mundo. Humpf.


Perai, perai! Agora eu pasmei aqui, sério! Descobri algo que eu não sabia, Cuba é o país que lidera a tabela de alfabetização com 99,8% da sua população alfabetizada!

Ta ai...

Beijos beijos.

Lucas Casasco, um brasi... um chines em Taiwan.